Trabalho De Comportamento
Ensaios de materiais metálicos por tração e por impacto
Hiago Rosa da Conceição
582936
Leonardo Roni Matte
569299
Professor: Ricson Rocha de Souza
30 de Abril de 2015, Lajeado.
Introdução
Na aula prática do dia 23 de Abril, realizamos diversos ensaios de Tração e Impacto em alguns aços. No ensaio de Tração, foi colocado o aço em análise na Máquina de Ensaio de Tração, para que a máquina realizasse tração no corpo de prova até ocorrer o seu rompimento. O objetivo deste teste é medir a resistência do aço. O ensaio de Impacto foi realizado em dois corpos de prova de aço (1045 e 4140), à – 200º C e também com os mesmos corpos de prova realizada em temperatura ambiente. O ensaio consiste em largar uma carga pontiaguda em direção à amostra, que deve possuir um entalhe.
Objetivo Conhecer os ensaios referidos e compreender como extrair informações relevantes das curvas levantadas, visando um maior entendimento do comportamento mecânico dos materiais.
Metodologia
No ensaio de tração utilizamos um corpo de prova preparado, de maneira que no centro sua espessura fosse menor que nos pontos de fixação (extremidades), para que a ruptura aconteça em um lugar específico. Neste local é medido seu diâmetro que é informado à máquina, que calcula a área do corpo de prova. A máquina alonga o material a 2 mm/minuto. Após medir a força necessária para esticar o material, calcula a resistência do mesmo. No ensaio de impacto, os corpos de prova são bi-apoiados mos suportes localizados na base da máquina. Os corpos, são apoiados com o entalhe na face oposta a aquela que vai receber o impacto do pêndulo. Esses corpos de prova, podem apresentar três diferentes tipos de entalhe, são eles Tipo V, formando ângulo de 45º e de profundidade ( aproximadamente 2 mm ).
Resultados
Os