filosofia Ava aula 5
Consideramos os aspectos relevantes da linguagem , a linguagem tem origem de várias fontes consideráveis hoje, nossa maneira de expressar o que queremos ou sentimos pode estar relacionada às nossas imitações do que esta próximo á nós desde pequenos, dos sons que sempre ouvimos da natureza que nos é ensinado de onde vem cada som, da imagem que vemos e lembramos o que já nos falarão dela antes, de nossas necessidades fisiológicas para viver e também de nossas emoções sentimentos, como raiva medo tristeza alegria e felicidade, sentimos pensamos e agimos.
2. Análise dos empiristas e intelectualistas sobre a linguagem.
O conceito de linguagem para os empiristas designam as nossas funções sensórias e motoras, ou seja, nossas sensações vinda de estímulos, que transmitimos através de nossa capacidade motora e linguística. Em sua visão as imagens que associamos e repetimos constituem nossa imagem verbal, ou seja, a palavra.
As nossas atividades corporais que formam a linguagem, e em seu ponto de vista existem dois tipos, as motoras e sensórias. As motoras designam aquelas que articulamos fisiologicamente como falar e escrever. Os que dizem repeito graças aos nossos sentidos, sensoriais vêm da nossa capacidade fisiológica e também sensorial como ler e o reconhecimento de sons e vozes familiares. Contudo se resume em memória de imagens e sensações armazenadas em nosso cérebro que nos dá a capacidade de linguagem sendo tanto de imagens motoras como as sensórias.
3. Relevância da experiência da linguagem como acesso ao mundo
Podemos observar através dos textos o importante papel da linguagem em nosso cotidiano com o mundo seja ela escrita falada ouvida ou corporal, através do vídeo e dos artigos lidos percebemos que a linguagem surge através de nossa convivência com o mundo, se não falamos ou temos algum problema em relação á ouvir e falar aprendemos a nos comunicar através de gestos