Trabalho fasimetro e luximetro
Este Trabalho nos mostra as principais funções dos instrumentos de medidas elétricas; Fasímetro e Luxímetro. Veremos as suas funções, suas particularidades, como e seu uso nas indústrias e residências, seus princípios funcionamentos, como e feito as medições, entre outros. As medidas desses dois aparelhos são de caráter muito importante para todos os eletricistas montadores em geral
2.0 – FASÍMETROS
Os Fasímetros, também conhecidos como medidores de fator de potencia, são instrumentos destinados a medir a relação existente entre a potencia ativa e a potencia aparente de um circuito reativo indutivo ou reativo capacitivo.
[pic]
Esses Instrumentos têm seu funcionamento baseado no principio eletrodinâmico exercido entre bobinas fixas e bobinas moveis cruzadas.
Figura 1: Princípio de Funcionamento do Fasímetro.
Como é de nosso conhecimento, a relação existente entre a potência ativa e a potencia aparente, nos circuitos indutivos ou capacitivos, e definidos pela defasagem existente entre a tensão e a corrente do circuito.
Logo, o fasímetro, ao receber as grandezas tensão e corrente, determina a defasagem existente entre elas.
Os Fasímetros podem ser monofásicos ou trifásicos.
2.1 – FATOR DE POTÊNCIA
O fator de potencia de um sistema elétrico qualquer, que está operando em corrente alternada, é definido pela razão da potência real ou potência ativa pela potência total ou potencia aparente.
Em circuitos de corrente alternada puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo.
Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente.
Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá