Trabalho Faculdade
O livro Reunião de Família relata a história de uma família que se reúne em um final de semana buscando através de essa reunião conseguir fazer um de seus membros Evelyn que perdeu o filho recentemente superar essa perda, a reunião é promovida por sua irmã Alice.
O livro busca descrever conflitos vivenciados dentro do contexto familiar desde a infância, sendo que muitos deles ainda não foram superados por seus membros e serão revividos através de lembranças ou histórias recontadas, se relacionarmos a Análise Junguiana há sombras, arquétipos e símbolos envolvidos nessas tramas famílias, e revividos durante o reencontro.
Os conflitos ficam aparentes entre as irmãs provavelmente uma projeção de sombra que Evelyn faz em Alice que consegue vivenciar e resolver melhor suas demandas pessoais, ao invés de se colocar no papel de vítima.
E as lembranças paternas de Alice, Evelyn e Renato são demarcadas por um arquétipo paterno extremamente severo, desprovido de amor, sendo que as lembranças maternas e da ama são contrárias a esse pai, então conseguem balancear memórias da infância produzidas pela casa através da junção dessas figuras, porém conviveram pouco tempo com a mãe.
Em meio a tantas memórias e sensações provocadas pelo local há a realidade enfrentada pela irmã Evelyn que vivencia a perda do filho e sendo assim não consegue se desfazer simbolicamente do palhaço que era o brinquedo favorito dele, ou seja, chama a atenção para si que não tem repertório suficiente para lidar com seus conteúdos internos e ainda se vincula ao filho, pois não superou sua perda.
As questões familiares são destaques dessa obra e podemos correlacionar suas demandas a projeção da sombra, arquétipos, símbolos e o quanto é necessário desenvolver repertório para poder entrar em contato com memórias e conteúdos internos para assim revivê-los.