ciencias
Credenciada pelo Parecer CES/CEE-TO nº 202/2008, de 02/07/2008 e pelo Decreto Governamental nº 3.477, de 28/08/2008.
Av. JK, 2541 - Setor Universitário – Guaraí -TO - CEP 77.700-000 - Fone/Fax:
(0**63) 3464-1289
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Agronomia
Carga Horária: 60 horas
Professor (a): Flávia O. Tiné dos Santos
Aluno (a):
Leia atentamente a Resenha descritiva:
O livro Metodologia Científica de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, publicado pela editora Atlas- São Paulo, 2009 – 5º edição, 312 páginas, trás um panorama sobre os diferentes conhecimentos e as práticas que envolvem o estudo dos métodos científicos, bem como a maneira como se comporta no mundo real. Uma oportuna contribuição aos estudos na área da metodologia científica.
As autoras expõem o tema Metodologia Científica aproximando teoria e prática, propiciando uma discussão consistente á respeito do referido tema.
A obra está dividida em oito capítulos que marcam a amplitude dos assuntos relativos às práticas científicas.
O primeiro capítulo intitulado “Ciência e Conhecimento Científico” expõe e analisa o conhecimento científico e outros tipos de conhecimentos.
Em que o senso comum agora esbarra em outros tipos de conhecimentos, que não limitam-se apenas em saber como sobreviver no mundo. Diferentemente do conhecimento popular, estes procuram explicar o que acontece com um objeto de estudo ou um fenômeno qualquer.
Através da Filosofia que é um conhecimento valorativo, por partir de hipóteses sem observação, racional pelos enunciados logicamente correlacionados, sistemático, infalível e exato, pois seus postulados e hipóteses são aceitas sem experimentação. Pela religião apoiando-se em doutrinas que contém proposições sagradas e reveladas pelo sobrenatural, tornando-as verdades infalíveis e indiscutíveis.
E por último, e bem mais divulgado, o conhecimento através das ciências (conhecimento científico) que é real (factual),