a arte da guerra
Aluna: Janaina de Camargos Costa Morais - RA B92DDG-7
A ARTE DA GUERRA
A arte da Guerra/Sun Tzu : Tradução Candida de Sampaio Bastos. – São Paulo : DPL 2007.
Sun Tzu um filosofo que se tornou general, nasceu em Qi, provavelmente em 544 A.C. e morreu em Wu, provavelmente em 496 A.C. mostra neste livro que existe estratégias para vencer uma guerra , assim como temos que usar estratégias, perspicácia e inteligência para vencermos em qualquer outro campo da vida que exija nossa atuação. ”A Arte da Guerra” é fundamental para o Estado, e para nós mesmos, conhecê-la bem é questão de vida ou morte, sucesso ou fracasso.
Não resta duvida de que a “Arte da Guerra” não só garante a soberania nacional ou do estado como pode ser aplicada em varias áreas da nossa vida. A “Arte da Guerra” é regida por 5 princípios:
1- Leis Morais
2- Tempo
3- Espaço
4- Comandante
5- Método
Distribuídos em 13 capítulos, o livro é mais um manual para se vencer a guerra, a vida particular e a vida profissional, a seguir os tópicos de cada um dos capítulos:
1- Planejamento Inicial, O comandante apoia sua autoridade nestas virtudes: sabedoria, justiça, benevolência, rigor e coragem.” Características que todo Líder deveria ter .
2- Administrando a Guerra, Apenas quem está completamente familiarizado com as dificuldades da guerra pode compreender inteiramente a conveniência de levá-la adiante com rapidez.” Lutar durante muito tempo pela mesma coisa, sem atingir nenhum objetivo, pode causar desanimo e decepção.
3- Estratégias de Luta, O comandante que for incapaz de controlar a impaciência, o açodamento e a irritação lançará seus soldados ao ataque como um aglomerado de formigas e o resultado será a morte de um terço de seus homens. O Lider que não souber controlar suas emoções não será líder por muito tempo.
4- Disposições Táticas, O líder perfeito cultiva as Leis morais e segue rigorosamente o método; assim ele tem o poder