TRABALHO FACULDADE ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL DEFINITIVO
Graduação em Engenharia Ciclo Básico
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
Trabalho referente ao primeiro bimestre da disciplina HS, ministrada pela Professora MS Andréia Tochio
Alunos:
Danilo Pires do Amaral Gonçalves RA: C461IC-3 Turma: EB1R44
Eric Cruz dos Santos RA: C461FC-1 Turma: EB1R44
Gabriel Henrique de Almeida Araújo RA: C5746I-3 Turma:EB1T44
Uriel Leardini Hirata RA: C6810B-3 Turma: EB1T44
Jundiaí-SP
2015
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo apresentar o Etnocentrismo e o Relativismo Cultural, dois conceitos muito importantes para a Antropologia, que é a ciência que estuda a cultura e o comportamento do ser humano, também vamos mostrar que a discriminação e a desigualdade estão presentes em todo o mundo através desses dois temas abordados, não só nos dias atuais, mas a muito tempo atrás também.
Etnocentrismo
Causador de muitos conflitos sócias, o etnocentrismo é um conceito antropológico que acontece quando uma ou um grupo de pessoas comete um ato preconceituoso com outro grupo social por sua cultura ser diferente, seja em relação com seu vestuários,alimentação, religião, linguagem, etc. A palavra é formada do termo grego “ethnos” que significa grupo e da palavra “centrismo” que significa CENTRO. Uma pessoa etnocêntrica considera sua cultura melhor que as outras, e tem dificuldade de enxergar o mundo através de outras culturas.
Nos dias atuais o etnocentrismo continua sendo um ato comum e muito praticado em diferentes culturas, quando uma não conhece os costumes da outra a um choque gerando descriminações raciais, homofobia e até xenofobia entre elas.
Exemplos de Etnocentrismo
O etnocentrismo esta presente em diversos casos como, por exemplo, os índios que usam poucas roupas e se alimentam de uma forma diferente das pessoas que moram na cidade. Escoceses que Sam