Trabalho experimental primeira fase
Bruna Caroline Martim Rafaela Poteriko
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
PROFª: Yara Romano
Descrição do equipamento :
Equipamento localizado no laboratório de psicologia da Unicesumar , no box 10 .
Gaiola experimental ( caixa de skinner) , formato tridimensional , com aproximadamente 25 cm de largura ; 24,5 cm de altura na parte externa ; 20,5 cm de altura na parte interna e 20 cm de profundidade .
Caixa composta em laterais de alumínio , frente em acrílico transparente com fecho magnético piso em barras de aço inox , barra cilíndrica de aproximadamente 4 cm para acionamento ao bebedouro pelo sujeito experimental , abaixo o bebedouro com capacidade de coleta de água pela concha coletora de aproximadamente 10 microlitros. A cima do bebedouro um feche para entrada de luz com uma lâmpada pequena , localizada na lateral inferior direta da caixa, pelo lado de fora da caixa em baixo do bebedouro um reservatório de agua protegido por uma caixa de alumínio na vertical com uma concha no interior da caixa que fornece agua ao rato mediante ao acionamento pelo sujeito experimental ou pelo experimentador .
No exterior da caixa se encontra também uma caixa de comando aonde AUTO : acionamento através do experimentador , e MANUAL : acionamento através da barra podendo ser feita somente pelo próprio sujeito experimental .
Descrição do sujeito :
Chegou no biotério da Unicesumar no dia 22 de julho de 2014 , com 50 dias . O da nossa dupla rato de numero 08.
Oriundo do biotério central da Universidade Estadual de Maringá , e mantido no biotério da Unicesumar em condições adequadas de umidade , temperatura , higiene e luminosidade. Recebe ração balanceada para ratos e água .
O sujeito experimental é um rato albino , linhagem Wistar , descendente do rato norueguês , espécie Rattus novegicus, olhos avermelhados , pelos brancos e curtos .
Possui um sistema auditivo apurado e