Trabalho exemplo
Ponteiros são diretamente suportados sem restrições em C, C++, D, Pascal e Phyton, entre outras linguagens. São utilizados para construir referências, elemento fundamental da maioria das estruturas de dados, especialmente aquelas não alocadas.
Ao lidar com arranjos, uma operação crítica é o cálculo do endereço para o elemento desejado no arranjo, o que é feito através da manipulação de ponteiros. De fato, em algumas linguagens, os conceitos de "arranjo" e "ponteiro" são diferentes mas podem ser usadas com o mesmo propósito. Linguagens como C, C++ e D permitem que ponteiros possam ser utilizados para apontar para funções, de forma que possam ser invocados como uma função qualquer.. Tais ponteiros devem ser tipados de acordo com o tipo de retorno da função o qual apontam. Ponteiros para função se assemelham a functores, ainda que o conceito função objeto seja mais abrangente.
Exemplo de um Código em C com uso de ponteiros...
#include <iostream>
{
using namespace std; int main (void) { int a=10, b=50; int *ptr; // ponteiro de inteiro int **ptrPtr; // ponteiro de um ponteiro inteiro ptr = &a; ptrPtr = &ptr; cout << "O valor final de ptrPtr e " << **ptrPtr << endl; system("pause"); return EXIT_SUCCESS;
}
O código acima contem duas