TRABALHO EUPLOIDIA
As euploidias
As euploidias são modificações numéricas nos cromossomos, e ocorre quando o número de cromossomos é multiplicado. os cromossomos frequentemente sofrem mutações, também chamadas de aberrações cromossômicas. Essas alterações podem ocorrer tanto no número quanto na estrutura de um cromossomo. As alterações cromossômicas estruturais são aquelas em que ocorre uma modificação na estrutura, já as numéricas caracterizam-se pelas mudanças no número.
A euploidia pode resultar na diminuição ou no aumento de um conjunto de cromossomos haploides. Nesse caso, o número de genomas ocorre em múltiplos inteiros, ou seja, o indivíduo será n, 3n, 4n, 5n, 6n e assim por diante. A ocorrência de euploidias em humanos é bastante rara e, quando ocorre, é incompatível com a vida.
Elas diferem-se das aneuploidias, pois nessa última ocorre uma alteração no número de um ou mais cromossomos, e não de todo o conjunto.
A euploidia está dividida em:
Haploidia: Quantidade de cromossomos [existentes] nos gâmetas, que é a metade do número normalmente encontrado nas células somáticas. Símbolo: N. A haploidia com mutação ocorre por exemplo quando seres diplontes originam outros através da partenogénse ou seja são originados apenas do gâmeta materna, sem a contribuição genética do gameta masculino. Esse tipo de euploidia é comum em alguns vegetais, fungos, abelhas, vespas e formigas. No homem, essa característica faz com que o indivíduo não sobreviva.
Monoploidia(n) quando há apenas um genoma. Poliploide: A poliploidia pode ocorrer através da não disjunção de cromossomos ou se a repartição de cromossomos se não for bem sucedida ou se a célula não sofre citocinese, divisão do citoplasma, originado células que através de mitoses sucessivas originará um individuo autopoliploide. Estes indivíduos não cruzam-se com sucesso com os restantes indivíduos diploides da sua espécie.
Os seres resultantes da fecundação de gametas