Trabalho ESTUDOS EPECIAIS 3
O conceito de desenvolvimento sustentável e sua importância para sociedade se originou no Relatório Brundtland – documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987. Nosso trabalho está baseado no princípio de que o ser humano deve usufruir dos recursos naturais de acordo com a capacidade de renovação dos mesmos, evitando assim, o seu esgotamento. Posteriormente, outro evento que impulsionou as práticas de desenvolvimento sustentável foi a ECO-92, onde após várias análises foram desenvolvidos documentos, nos quais constam a Carta da Terra e a Agenda 21 que expõe a situação atual do planeta e o que a humanidade deve fazer para continuar crescendo, mas de maneira consciente. Portanto, para uma utilização sustentável dos recursos naturais que a sociedade precisa para se manter, é imprescindível que todos os cidadãos sejam consumidores responsáveis, atribuindo-se a eles o comprometimento em minimizar o desperdício para poupar os recursos em escala macro ambiental.
Segundo Bezerra e Bursztyn (2000), o desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo que por sua vez, é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional. Assim, a quantidade expressiva de atores sociais e interesses presentes na sociedade coloca-se como um obstáculo às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
Cavalcanti (2003) menciona que as discussões atuais sobre o significado do termo desenvolvimento sustentável, mostram que está se aceitando a idéia de colocar um limite para o progresso material e para o consumo, antes visto como ilimitado, criticando a idéia de crescimento constante sem preocupação com o futuro.
O avanço maior foi o reconhecimento do desenvolvimento sustentável como uma possível e aceitável solução para os problemas ambientais e sociais enfrentados pelo mundo. (CAMARGO, 2004).
Desenvolvimento sustentável é a resposta às necessidades humanas nas cidades com o