plano de aula
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RAIANE SILVA DOS SANTOS
CONHECIMENTO DA REALIDADE: DIAGNÓSTICO PARA A AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DE MACEDO.
Trabalho apresentado na disciplina de Prática de Formação como requisito de acompanhamento e avaliação.
Série: 4º Turma: A
Professora Orientadora: Juliana Muterlle
CURITBA
2014
1 INTRODUÇÃO
Estar em sala de aula é sempre uma novidade, novos conhecimentos, novas experiências. Produz crescimento, e autoconhecimento das limitações, o presente artigo objetiva refletir sobre a realidade do aluno como componente necessário no planejamento e na prática pedagógica. Mattos (1973), Turra et al (1975), Gonçalves (1978), Lopes (1988), Libâneo (1994, 2004), Pimenta e Lima (2004), Gil (2008), Selbach (2010) entre outros são autores de livros de Didática e Estágio escritos e utilizados em épocas distintas. Ressaltam que o planejamento para colaborar com uma prática pedagógica eficiente, será precedido do diagnóstico da realidade. Nos cursos de formação de professores, essencialmente na disciplina Didática e Estágio esta questão também é trabalhada como forma de complemento das atividades e forma de avaliação.
Uma nova experiência com novas crianças, trouxe uma perspectiva diferente de dar aula, principalmente porque o diagnóstico a seguir retrata a realidade de uma turma que estuda em período integral. Mostrará a importância de ter um acompanhamento contíno no ensino, nas didáticas. Algumas crianças necessitam de atendimento específico, de atenção, de convívio com outras crianças de mesma idade, para se desenvolverem melhor, esse é o aprenizado que se leva ao fazer observações e trabalhar com uma turma que estuda em período integral.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROJETO