Trabalho Estudo De Trafego
O objetivo dos estudos de tráfego é obter, através de métodos sistemáticos de coleta, dados relativos aos cinco elementos fundamentais do tráfego (motorista, pedestre, veículo, via e meio ambiente) e seu interrelacionamento.
Por meio dos estudos de tráfego é possível conhecer o número de veículos que circula por uma via em um determinado período, suas velocidades, suas ações mútuas, os locais onde seus condutores desejam estacioná-los, os locais onde se concentram os acidentes de trânsito, etc. Permitem a determinação quantitativa da capacidade das vias e, em conseqüência, o estabelecimento dos meios construtivos necessários à melhoria da circulação ou das características de seu projeto.
2. CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE TRÁFEGO
Devem ser desconsiderados feriados, datas comemorativas e grandes eventos como feiras, que alterem a normalidade dos volumes e fluxos de tráfego, salvo quando estes forem objetos do estudo.
Deve ser verificada a garantia de tráfego no trecho, quando houver eventos alheios a normalidade da via, como, por exemplo, obras ou qualquer outra operação especial, que cause interrupção ou diminuição do fluxo.
As condições de tempo devem ser consideradas em uma via, quando estas alterarem o volume ou fluxos de tráfego. Por exemplo, em estradas sem revestimento primário, quando em períodos chuvosos, haja a interrupção do fluxo total ou parcialmente na via em estudo.
As contagens de tráfego da via devem ser realizadas distantes o suficiente dos extremos do trecho para evitar as movimentações que orbitam em torno dos centros urbanos, descartando assim o tráfego local.
Tipos de postos de Contagem de Tráfego
Postos de cobertura: tem a função exclusiva de determinar o tráfego de uma rodovia específica, que terá tantos postos de cobertura quanto o número de segmentos, entendendo com tal, o segmento de rodovia compreendido entre 2 pontos consecutivos de incorporação ou fuga de tráfego.
• Função: determinar o VMD (volume médio