Trabalho Estrutura e Funcionamento de Servi os de Alimenta o
Professora: Maria Marta Amorim
Aluno: Cristiano França
1- Quais são as diferenças entre desinfecção e higienização?
A higienização compreende duas etapas distintas envolvendo a limpeza e a desinfecção.
Já a desinfecção é a redução de microrganismos em um nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
2- Quais são as diferenças entre anti-sepsia e desinfecção?
Anti-sepsia: operação que visa a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete anti-séptico ou por uso de agente anti-séptico após a lavagem e secagem das mãos.
Desinfecção: operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
3- Quais são as diferenças entre limpeza e higienização?
Limpeza: operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.
Higienização: operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção (operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento).
4- Quais são as operações que devem ser registradas?
Manual de Boas Práticas: documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado. Manual de Boas Práticas: documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção