TRABALHO ESTRUTURA MATRICIAL
ADMINISTRAÇÃO
André Lucas Lima
DISSERTAÇÃO ESTRUTURA MATRICIAL
Aracaju – Sergipe
2015
André Lucas Lima
DISSERTAÇÃO ESTRUTURA MATRICIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Estruturas Organizacionais, ministrada pela Profa. Mônica Santos Macedo Guimarães, no curso de Administração de empresas.
Aracaju – Sergipe
2015
A Estrutura Matricial é um tipo híbrido de organização, onde equipes com pessoas de diversos setores e especialidades, tem como objetivo de realizar projetos fora do contexto de seus setores. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto.
O princípio de unidade de comando de Fayol, sustentava que um subordinado deve reportar-se a apenas um supervisor. Fayol acreditava que isto era necessário para fortalecer o supervisor em uma clara posição de autoridade, prevenindo desta forma, que um subordinado recebesse ordens conflitantes de diversos superiores. Em muitas organizações o princípio da cadeia de comando é muito presente. O papel do gerente é entregar as ordens, enquanto que o empregado cumpre sob a monitoria da gerência. Ambas as partes compartilham responsabilidade por suas realizações, porém, como Longnecker sugere em seu livro Principles of Management and Organizational Behavior, a boa comunicação fortalece as bases deste relacionamento, e neste ponto é onde o papel da administração é fundamental, na definição clara da gerência e de suas competências.
No caso das organizações matriciais, os empregados frequentemente têm dois gerentes, violando os princípios de unidade de comando. Para ser eficiente, os gerentes que trabalham nestas organizações, aprendem a compartilhar o poder, fazendo uso do confronto direto para resolver questões divergentes, e utilizando todas as direções da organização para disseminar informação. Estas estruturas são mais flexíveis ao princípio da cadeia de comando. Em um projeto coordenativo, o