Administração
Tópico 1 – APLICABILIDADE
A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes".
Na Departamentalização Matricial, o gerente de projeto ou de produto, pode reportar-se apenas a um executivo de alto nível na estrutura hierárquica da organização, mas também existem casos em que ele deve reportar-se aos gerentes funcionais de maior interesse no projeto. Apesar disto, os membros específicos nas equipes de trabalho normalmente continuam associados aos seus respectivos departamentos funcionais e mantém suas responsabilidades no trabalho departamental rotineiro.
A. Estrutura Matricial Balanceada
» Neste tipo a autoridade é balanceada, ou seja, dividida na mesma medida entre as Gestões de Projeto e Gestões Funcional o que representa o mesmo nível hierárquico. É o tipo teórico que mais se encontra nas estruturas organizacionais, porém não é o mais praticado. Ela é similar à estrutura de projetos, ela tem a capacidade técnica e inteiração e a participação de terceiro no projeto. 1. Matriz balanceada: 1. divide igualmente a autoridade entre os gerentes funcionais e de projeto (teórico). 2. Este possuem o mesmo nível hierárquico e graus de autoridade semelhantes. 3. Gerentes de projetos não ocupam cargos funcionais; 4. A comunicação entre gerentes de projeto e equipe não passam pelos gerentes funcionais; 5. Apresenta diferentes formatos, em função de seu “índice de matricialidade”.
B. Estrutura Matricial