Trabalho escravo
A fase do trabalho escravo começou quando os grandes fazendeiros, necessitavam de mão de obra barata para cuidar de suas fazendas. Sem contar os atravessadores que lucravam com o tráfico dos negros.
Com isso navios negreiros transportavam um quantidade muito grande de negros separando-os de suas familias, eles tinham seus direitos tolhidos, não tinham acomodações, e mal tinham comida, eles na realidade trabalhavam para comer apenas, viviam em senzalas, sem higiene, sem conforto, em grupos de pessoas, que mal cabiam dentro dos cubículos em que viviam, e quando fugiam, eram colocados em troncos, muitas das vezes chicotados até a morte.
As mulheres negras eram estupradas pelos seus próprios senhores, vindo a ter filhos com eles, sem ter o devido reconhecimento.Não podiam de forma alguma reivindicar seus direitos, até aparecerem os abolicionistas, lutando pelos direitos dos negros e pela carta de alforria, que traria a tão sonhada liberdade.
Portugal foi o primeiro país a abolir a escravidão, sendo seguido por outros países, no Brasil se deu em 13 de maio de 1889 com a Lei Áurea, os EUA foi o ultimo país a aderir, pois estava lucrando com o mercado de escravos.
Ainda hoje persistem os problemas de fazendeiros que lucram com o trabalho escravo e tambem infantil. A região Norte e Nordeste do Brasil é a que mais sofre com isso, pois não há trabalho, há muita pobreza e miséria, não tem de onde tirar seus sustentos, por isso muitos se sujeitam a essa vida para poder comer, mesmo que seja apenas para isso, sem condições de vida e de