Trabalho escravo contemporaneo
Objetivos
- Saber que ainda existe trabalho escravo no Brasil e identificar suas características.
- Conhecer as condições que levam um trabalhador à escravidão hoje.
- Conhecer formas de combate à escravidão atual.
- Valorizar todo trabalhador como cidadão e respeitar seus direitos.
Conteúdos
- Características da escravidão contemporânea no Brasil.
- Formas de combate à escravidão.
- Valorização dos trabalhadores.
Anos
5º e 6º.
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Imagens de trabalhadores em condições de escravidão e textos sobre o tema.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente imagens que retratem situações envolvendo o trabalho escravo (hoje ou no passado). A ideia é levantar o que os alunos sabem sobre o assunto. Pergunte: o que essas imagens mostram? Conforme a discussão for avançando, introduza novas questões: são trabalhadores? Em que condições laboram? Essas imagens são de que época? Vocês já viram algo parecido? Em que situação?
2ª etapa
Traga para a sala de aula um conjunto de notícias atuais sobre o trabalho escravo no Brasil e retome a discussão, estabelecendo uma relação entre as imagens, o que os alunos disseram e as notícias trazidas. É importante que eles reconheçam a existência da escravidão nos dias de hoje e algumas de suas características - como o fato de que a maioria seja de homens e que sofra com as péssimas condições de trabalho.
3ª etapa
Os alunos leem o texto O Que É Trabalho Escravo. Encaminhe uma discussão coletiva, focando dois aspectos citados no texto: "trabalho degradante" e "cerceamento de liberdade". Para apoiar a discussão, questione: por que esses trabalhadores são considerados escravos? Eles podem ir embora? Como é a vida deles na fazenda? Por que eles não pagam a dívida? Por que não vão à polícia? Após a discussão, os alunos devem fazer anotações em dupla.
4ª etapa
Coloque a seguinte questão para ser respondida individualmente e por escrito: "Explique como uma