Brasil Contemporâneo x Trabalho Escravo
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
BRASIL CONTEMPORÂNEO x TRABALHO ESCRAVO
LUCIANA NOGUEIRA
Vitória-ES
2012
LUCIANA NOGUEIRA
BRASIL CONTEMPORÂNEO x TRABALHO ESCRAVO
Artigo Cientifico apresentado à Universidade Anhanguera-Uniderp, curso de Pós-Graduação Lato Sensu Telepresencial como requisito parcial para a obtenção do grau de especialista em Direito e Processo do Trabalho.
Professor orientador:
Renato Sedano Onofri
Vitória-ES
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
REDE DE ENSINO LUIZ FLÁVIO GOMES
BRASIL CONTEMPORÂNEO x TRABALHO ESCRAVO
Nome do Aluno: Luciana Nogueira
Orientador: Renato
RESUMO
Dentre os objetivos específicos, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, envolvendo uma análise sobre as formas históricas de escravidão abordando ainda quem são esses trabalhadores escravizados, sua definição, o sistema de proteção desses direitos humanos fundamentais instituídos pela Constituição da República de 1988 e os diplomas internacionais, tecendo alguns comentários nos aspectos mais relevantes. Para atingir os objetivos propostos, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Após a conclusão do presente trabalho, pode-se apontar que o mundo avançou, mas não o bastante, no que diz respeito à criação de leis de proteção ao trabalhador e ações para a erradicação de todos os meios de trabalho escravo. São incontáveis os jovens e adultos que trabalham em condições sub-humanas, tendo sua infância roubada, pois, trabalhar é o seu meio de sobreviver no mundo capitalista.
Palavras-chave: Trabalho; Dignidade; Proteção; Leis.
ABSTRACT
Among the specific objectives, we performed a bibliographic review on the subject, involving an analysis on the historical forms of slavery still addressing those workers who are