Trabalho Ergonomia
Ergonomia
Ambiente Lumínico (Iluminação em Ambientes de Internação)
1 - Identificar o setor/área envolvido(a);
Iluminação natural e artificial para o bem-estar dos usuários de áreas de internação (não apenas pacientes como também funcionários e visitantes), através do estudo de caso de duas instituições locais: o Hospital Infantil Joana de Gusmão e o Hospital Regional da Grande Florianópolis. O estudo verifica as deficiências relativas à iluminação que ocorrem com maior freqüência no ambiente hospitalar, assim como confirma o caráter insatisfatório dos critérios de iluminação adotados, que não contribuem para a qualidade ambiental do espaço e o conforto de seus usuários.
2 - A metodologia utilizada;
A avaliação da iluminação nos espaços estudados foirealizada em duas etapas: trabalhos de gabinete etrabalhos de campo. Os trabalhos de gabinete incluíram os seguintes procedimentos:
Revisão bibliográfica - através da qual se buscou compreender os parâmetros que determinam a qualidade da iluminação, os requisitos necessários à iluminação de hospitais e as necessidades específicas de quartos de internação;
Elaboração do material a serem utilizadas no trabalho de campo - como as planilhas para as medições de iluminância e luminância natural e artificial, checklist das características da edificação e seu entorno, checklist das características dos ambientes estudados e de seus sistemas de iluminação, planilha para registro da observação direta e questionário para entrevista estruturada.
Ordenamento dos dados - incluindo cálculos matemáticos, a elaboração dos resultados e das conclusões, bem como o desenvolvimento de diretrizes projetuais.
Nos trabalhos de campo utilizaram-se os seguintes procedimentos:
Levantamento físico dos ambientes estudados e das características do entorno imediato das duas edificações;
Medições “in loco” – registrando-se a iluminância natural externa, as iluminâncias horizontais no plano