TRABALHO EPI Ergonomia
A importância da utilização dos equipamentos de proteção individual na construção civil é de suma importância pela prevenção de risco de acidente que o trabalhador está propenso em uma obra.
Além do uso do EPI, o empregador deve estar atento em disponibilizar informações das melhores práticas de segurança nas construções, assim como oferecer cursos de reciclagem na prevenção de acidentes.
Essa prática de segurança deve ser realizada em todas as etapas da obra, evitando assim acidentes com o impacto de objetos, quedas, ruídos, produtos químicos, biológicos e a ergonomia. A norma regulamentadora NR-06, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho e é isso que iremos demonstrar nesse trabalho.
2. PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
2.1 – EPI PARA PROTEÇÃO DA CABEÇA
Capacetes de segurança utilizados para proteção da cabeça contra agentes meteorológicos (trabalho a céu aberto) e trabalhos em locais confinados, impactos provenientes de queda ou projeção de objetos, queimaduras, cheque elétrico e irradiação solar.
NOME E IMAGEM ILUSTRATIVA
UTILIZAÇÃO
Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio
Proteção da cabeça em trabalho onde haja risco de queda de materiais
Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio
Proteção da cabeça em trabalho onde haja risco de queda de materiais e contra choque elétrico
Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos
Proteção da cabeça e face, em trabalho onde haja risco de explosões com projeção de partículas e queimaduras provocadas por abertura de arco voltaico (eletricidade).
2.1.1 - Uso correto dos capacetes de segurança
Não devem ser usados gorros ou bonés com o capacete, pois prejudica sua eficácia;
Utilizar o capacete sempre