Trabalho Ensino Religioso Leo
Ensino Médio
Leonardo Monteiro Castro
Trabalho de Ensino Religioso
Manaus-AM
2015
Cristianismo
A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.
Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.
Ritos e Rituais
Oração
Os cristãos rezam para louvar a Deus e pedir a ajuda e os favores divinos. Por isso, a oração é elemento central de todo culto cristão. Ao orar, os cristãos adotam postura especial: é costume ajoelharem-se, com os olhos fechados e as mãos unidas em súplica.
Sermão
O sermão é um discurso sobre um tópico religioso apresentado por um padre ou pregador leigo. Muitas vezes é baseado num trecho da Bíblia que pode ser lido no atril antes do sermão. Quando um orador prega um sermão considera-se que aquela é a "palavra de Deus". Por esse motivo, sermões têm especial importância para o protestantismo.
Pai-nosso
Quando Jesus ensinou seus seguidores a rezar, transmitiu-lhes esta oração, também chamada "Pater Noster" (do latim). É a mais popular de todas as orações do culto cristão. Ao combinar o louvor a Deus, o anseio por Seu reino e a necessidade humana, espiritual ou física, de ajuda divina, o pai-nosso tornou-se modelo das demais orações cristãs.
Púlpito
Os sermões são realizados numa plataforma elevada chamada púlpito. Tradicionalmente, este se