trabalho empreendedorismo
Diego Marques 41311876
Identificação e Avaliação de Oportunidade
Criação e Abrangência da Oportunidade Criamos um empreendimento social que fornece ao público a venda de alimentos caseiros, como bolos, sopas, salgados, doces, sucos e alguns pratos prontos, feitos a partir de alimentos que foram indesejados em grandes redes de supermercados, hortifrútis e feiras.
Além de utilizá-los, vimos a possibilidade de vender aquilo que produzimos por um preço baixo, atingindo a população de classe baixa, e de oferecer oportunidades de emprego na área de coleta desses alimentos, sem algum requerimento de habilidades especiais.
Valores Percebidos e Reais da Oportunidade
Percebemos um desperdício e acúmulo de lixo presente em supermercados, hortifrútis e feiras, proveniente de comidas que não foram compradas por clientes e foram jogadas fora, mas que ainda assim estão em condições de serem consumidas.
Encontramos a oportunidade de atingir uma camada de classe social baixa e média, que aceita consumir alimentos caseiros a partir de ingredientes que foram descartados, mas que ainda estão em bom estado. Como a nossa coleta é gratuita, vimos que podemos vender os produtos a um custo mínimo e, ao mesmo tempo, reduzimos o desperdício de alimentos, que é um problema ambiental atual presente principalmente nas grandes cidades.
Da mesma forma, também temos a oportunidade de gerar emprego às pessoas que estão na luta para conseguir alguma renda, pois para realizar a parte operacional diária de nosso trabalho, não necessitamos de profissionais formados.
Oportunidade x Habilidades e Metas Pessoais Com a oportunidade de utilizar alimentos naturais que já estão previamente prontos para ser consumidos e que apenas foram descartados por conta de outras preferências, encontramos uma chance de transformá-los em alimentos que muitas vezes são consumidos durante