TRABALHO EMERG NCIA
Tivemos como objetivo através da pesquisa em artigos e Manuais do Miistério da Saúde, esclarecer as seguintes doenças infecto contagiosas: Meninguite, Sidas eTuberculose.
Objetivamos também compreender suas formas de contaminação, a ação das mesmas sistema do individuo, as formas de prevenção para população geral e com ênfase na prevenção dos Profissionais da saúde em âmbito hospitalar, também como deve ser a postura da equipe de Enfermagem numa unidade de Saúde de emergência diante da situação de diagnóstico de uma das infecções citadas acima.
O tema abordado nos dias de hoje ainda considera-se polêmico devido mesmo com grandes tecnologias de informação e conscientização sobre os erros e cuidados, ainda acontecem em demasia devido a não proteção adequada dos profissionais da equipe multidisciplinar.
2. MENINGUITE
É uma inflamação das meninges que envolvem o cérebro. Existem vários tipos de meningite, e para cada uma delas há causas e sintomas, podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos.
A viral é a mais comum e a menos perigosa. Pode ser transmitida via alimentos, água e objetos contaminados. A bacteriana é a forma mais grave pois percorre a corrente sanguínea e chega até o cérebro. Já a fungica embora não seja transmissível de pessoa para pessoa aspira cuidados pois também é disseminada no sangue e torna-se crônica.
As bactérias mais comuns que desencadeiam a meningite são: Streptococcus pneumonial (Pneumococo), Neisseria Meningetides (Meningite Meningocica) ; Haemophilus Influenzae, Listeria Monocytogenes.
2.1. Fatores de risco
Idade, vivência em centros urbanos, moradas em quartéis e albergues, gravidez e sistema imunológico comprometido.
Sintomas: Febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, náuseas, confusão mental, dificuldade na concentração, convulsões, sonolência, fotossensibilidade, falta de apetite, rachaduras, presença de manchas vermelhas na pele, rigidez na nuca, Kerning e brudzinski positivos