Trabalho de Geradores de Emerg ncia
PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA
Trabalho para obtenção de nota no GQ2.
Luciano de Andrade Costa
20062312715
GRUPOS GERADORES DE EMERGÊNCIA
As fontes de energia elétrica de emergência, constituídas por grupos geradores a Diesel, assegurando a confiabilidade necessária a quaisquer serviços, especialmente àqueles ditos essenciais, é uma necessidade crescente nos dias atuais.
Nas telecomunicações, entre outros ramos de atividades, as interrupções do fornecimento de energia elétrica representam um alto risco de prejuízos, não apenas financeiros, para as operadoras, mas, principalmente, para os usuários dos seus serviços, cujas conseqüências não se podem avaliar.
Com o crescimento das grandes metrópoles, os sistemas de suprimento de energia elétrica operados pelas concessionárias vêm demonstrando sua vulnerabilidade, a ponto de blecautes deixarem mais de setenta milhões de pessoas, na região mais desenvolvida do Brasil, sem energia elétrica por mais de duas horas. Além dos acidentes provocados por descargas atmosféricas, que, por serem imprevisíveis, se tornam inevitáveis, existe a necessidade das interrupções para intervenções de manutenção nos diversos equipamentos que compõem os sistemas. Algumas interrupções, sendo pontuais, são pouco percebidas e os prejuízos sentidos apenas pelos consumidores mais afetados.
Grandes shoppings, hipermercados e muitas unidades industriais nos ramos alimentício, químico e farmacêutico, não podem prescindir de um grupo gerador de emergência. O valor do investimento numa fonte de emergência equivale, na maioria dos casos, a algumas poucas horas de produção que seriam perdidas por falta de energia elétrica. Também os hotéis e motéis em geral não podem deixar de proporcionar aos seus hóspedes o conforto do ar condicionado nos dias quentes, bem como todos os outros benefícios da energia elétrica. Hospitais, edifícios comerciais,