GLOBALIZAÇÃO E SUAS EXPRESSÕES
O processo de globalização representa a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo em uma "aldeia global", levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Nos debates sobre a globalização são utilizadas algumas expressões que servem para delimitar algumas das várias características derivadas do próprio termo "global", como se pode explicitar a glocalização, o globalitarismo, o globalismo e a globalidade.
O conceito de glocalização compreende uma nova forma de ver o termo globalização, articulando o local e o global. O termo glocalização discorda da idéia de globalização como um processo de negação do local pelo; o local e o global não se excluem. De certo modo, a utilização do conceito de glocalização tende a ocorrer nas análises da cultura diante das transformações do capitalismo mundial.
O globalitarismo explicita a globalização como mundialização do capital: o totalitarismo do mercado. Expressa uma crítica à globalização como ideologia do império universal, expondo a globalização como a política de um novo totalitarismo: de mercado, de pensamento único - expressão utilizada para caracterizar o pensamento neoliberal. No entanto, a idéia de um novo totalitarismo talvez possa soar como algo estranho, porém o totalitarismo da globalização não se dá mais sob a direção do Estado, mas sim da economia.
Globalismo é o termo utilizado para caracterizar a ideologia positiva da globalização, sintetizando o que a globalização diz ser e como ela é abordada pelo pensamento neoliberal. Globalismo diz respeito a ideologia do império do mercado mundial, a ideologia do neoliberalismo, reconhecendo a morte da política diante da nova situação do mundo global. O mercado mundial bane ou substitui, ele mesmo, a ação política. A política não possui mais local ou sujeito e a sua tarefa primordial se perdeu de vista. Com o globalismo passa-se a se desenvolver a sociedade global, um cenário não