Trabalho Em Grupo
Aluna(s):
Kelly Lívia Martins - RA:1433247
Mararúbia Alves da Silva - RA:1432333
Professora: Cielo Festino
Polo Montes Claros/MG
2014
Pergunta: Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Resposta: Os operadores argumentativos são elementos textuais muito importantes na construção de um texto. Eles são os responsáveis pela coesão textual e, além de fazerem o encadeamento dos segmentos do texto, eles estabelecem uma relação semântica entre as partes (causa, conclusão, contradição, entre outras). Os operadores são utilizados para introduzir vários tipos de argumentos. Vejamos alguns tipos de Operadores argumentativos:
Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, além disso, etc.
Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, consequentemente, etc.
Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.
Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, etc.
Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... quanto, tão... como, etc.
Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.
Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
Operadores cuja função é introduzir enunciados, que visa esclarecer um enunciado anterior: isto é, em outras palavras, seja, etc.
Operadores cuja função é orientar a conclusão para uma afirmação ou negação: quase, apenas só, somente,