TCC Soja Parte I
1 Soja: histórico e evolução
1.1 SURGIMENTO NO ORIENTE E DESENVOLVIMENTO NO OCIDENTE
Essa leguminosa possui uma origem que ainda não representa cem por cento de certeza para os historiadores, todavia os registros mais antigos vêm do “Velho Mundo China, Manchúria e Coréia” que segundo Hymowitz (1970), surgiu domesticada, durante o século XI a.C., na China Para esse autor, a região Central da China constituía-se no centro primário de origem genética da soja, com a espécie ancestral Glycine, uma soja que, por mutações, originou a espécie Glycine Max, que acompanhou a migração nômade por volta de 2000 a.C. em direção à região Leste da China e referenciada como o centro secundário de origem genética da soja.
Para Santos (1988), a soja aparece na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do rio Yangtse, na China, publicados em um livro de medicina intitulado "Pen Ts'ao Kang Mu" escrito pelo Imperador Shen Nung em 2838 a.C. Nessa obra, foram descritos os grãos mais importantes para os chineses, dentre eles, o arroz, o trigo, a cevada, o milheto e a soja que eram considerados “os cinco grãos sagrados”, cujo plantio e a colheita dos mesmos aconteciam em meio a grandes celebrações que contavam com a presença de autoridades, como o imperador e poetas então conhecidos, para exaltar a importância da existência do grão e à estabilidade provida para a civilização chinesa que, através do plantio e colheita dos grãos, alimentavam quase toda população. Para outros autores, as referências à soja são ainda mais antigas, remetendo ao Livro de Odes, publicado em chinês, arcaico e, também, a inscrições em bronze (BONATO & BONATO, 1987).
Segundo a tradição, Shen Nung era considerado o pai da Medicina e da Agricultura. Segundo alguns historiadores, naquela época o povo era nômade e o imperador lhes ensinou a cultivar a terra (SANTOS, 1988, p.15).
Ele próprio dava o exemplo a seus súditos, semeando