TRABALHO EM GRUPO Unip 2
Aluno(s): ____________________ RA__________________ ____________________ RA__________________
____________________ RA__________________ ____________________ RA_________________
POLO _______________ 201_
OPERADORES ARGUMENTATIVOS Operadores argumentativos são marcas lingüísticas que expressam um ponto de vista, e são responsáveis pela ligação. Outra função é mostrar a força argumentativa dos enunciados e qual o sentido, ou seja, qual a conclusão que se quer alcançar por meio deles. Eles atuam como marcadores lingüísticos, ligando um argumento a outro, encadeando as idéias para o efeito de sentido que se deseja causar. . Eles indicam qual o tipo de relação: causa e conseqüência, conclusão, oposição, ressalva, soma de idéias, objetivos e finalidade. Os operadores argumentativos são utilizados para introduzir vários tipos de argumentos. Os mais comuns são:
Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, além disso, etc.
Ex: Em 2015 a Gripe tem atacado não só crianças e idosos, mas também os jovens.
Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, conseqüentemente, etc.
Ex: São Paulo está em estado de alagamento, em decorrência das grandes chuvas.
Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.
Ex: Posso perfeitamente respeitar uma pessoa diferente e estranha, embora nunca pretenda amá-la.
Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... Seja, etc.
Ex: Ou conscientizamos a sociedade feminina sobre a violência doméstica, ou o problema persistirá.
Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... Quanto, tão... como, etc. Ex: Ele tinha um sorriso tão amarelo quanto de uma criança que não escova os