Trabalho em Grupo (TG) apresentado em setembro de 2014. Turma 2012, 1º Bimestre. Disciplina Base: Análise de Custos
A departamentalização favorece o gerenciamento pois permite conhecer os custos de cada departamento , assim conhecemos e os custos por departamento e fica melhor o controle sobre esses custos .Assim se conhece o custo do produto em processo de fabricação , produto final, comercialização e vendas.
Existem dois tipos de departamento: os produtivos e os departamentos de serviços , denominados auxiliares .Todos os custos dos departamentos de produção e os do departamento de serviço devem ser distribuídos aos produtos.
Os possíveis departamentos necessários para essa atividade que seria fabricação de artigos para festa seria:
Departamentos de produção=
-pintura
-montagem
-corte
-costura
Departamentos de Serviço=
-almoxarifado
-manutenção
-administração geral
-controle de qualidade
2- O custo padrão consiste em estabelecer o valor dos custos de produção antes de sua realização. É como se fosse um orçamento que além de mostrar o gasto necessário para a fabricação de um item mas também permite um preço de venda mais competitivo.
Assim o custo padrão controla os custos diretos e indiretos.
Temos três tipos de custo padrão:
-Ideal
-Corrente
-Estimado
O primeiro considera que tudo ocorre perfeitamente , sem considerar nenhum problema durante a produção. Já o corrente considera todas as deficiências da empresa. Já o último parte da média do custo gasto no passado e estima-se um valor.
Este método é muito produtivo quando sempre se faz um comparativo entre o que foi previsto e o real. Cabe à área de custos apresentar estas diferenças demonstrando as divergências apontadas.
3- Para o ABC não importa onde esta o gasto, na fábrica ou na administração pois considera o gasto como um todo e em relação ao produto que dele depende.
No ABC esse gasto passa a ser denominado atividade e aqui a departamentalização passa a ser essencial para esse processo, pois através disso que