Evagelico
Será que a caridade pode efetuar o perdão de pecados? Será que você pode apagar algum pecado seu ou de outro através de um sacrifício ou doação? Isolada e interpretada sem o contexto maior, a frase do apóstolo Pedro “o amor cobre multidão de pecados” já deu a alguns a idéia de que um ato, um sacrifício, ou um grande esforço ou abnegação poderia efetuar o perdão de pecados seus, ou de outra pessoa.
Mas, será que é isso que Pedro quis dizer em 1 Pedro 4:8 quando ele escreveu “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.”?
Primeiramente, a palavra traduzida como “perdão” ou “perdoar” na NTLH e NVI significava originalmente “cobrir, ocultar ou esconder”. Em nenhuma das outras passagens em que ocorre no Novo Testamento (como
Mt 8:24; 2 Cor 4:3; ou Mt 10:26) a palavra significa “perdoar”. Esta palavra é melhor traduzida como nas versões da Revista e Atualizada e a Corrigida por “cobre” (o amor cobre multidão de pecados).
Para entender esta passagem, é fundamental partirmos do princípio de que o perdão de pecados vem somente em Cristo e por meio do sacrifício redentor dEle.
- “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus.” Hebreus 10:12
- “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:12
Nenhum ato nosso, por maior ou mais doloroso que seja, pode efetuar o perdão de um único pecado. Somente o sacrifício de Jesus foi capaz de fazer isso, e somente o sacrifício dEle na cruz é aceitável a Deus para perdão de pecados. Eu não consigo perdoar pecados, nem meus nem de outros no sentido absoluto. Eu posso perdoar o que alguém fez para comigo. Mas, não consigo para ele perdão diante de Deus pelo que ele fez. Isso só Deus pode fazer.
Mas, como é então