Fisico-quimicas
- Calor
- Energia térmica
-Temperatura
- Equilíbrio térmico
- Calor específico
- Capacidade térmica
- Princípio das trocas de calor
Habilidades e Competências:
- Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física/matemática adequada e elementos de sua representação. Apresentar de forma clara de objetiva o conhecimento apreendido.
- Entender os princípios que regem as trocas de calor
- Aplicar o princípio das trocas de calor em um sistema calorimétrico
- Determinar a natureza dos matérias através do calor específico.
- Diferenciar a natureza dos matérias através do calor específico
- Compreender fenômenos naturais que envolvam o calor específico da matéria.
Contextualização/ Problematização: As variações nas dimensões de um sólido, em geral são consequências das variações de temperatura a que o sólido é submetido. Uma das características fundamentais das substâncias é o CALOR ESPECÍFICO. Essa grandeza inda quanto calor a substância pode trocar por unidade de massa e por grau de temperatura. Definição: CALOR ESPECÍFICO de uma substância é a quantidade de calor necessária para elevar de 1ºC a temperatura de uma grama dessa substância. Neste experimento serão realizadas procedimentos com o objetivo de se determinar a capacidade térmica de um calorímetro [vaso de DEWAR] utilizando o princípio das trocas de calor.
Fundamentação teórica: Definimos CAPACIDADE TÉRMICA ou CAPACIDADE CALORÍFICA de um substância como sendo a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou perder para que sua temperatura varie de 1º C. Em linguagem matemática traduzimos esse conceito da seguinte maneira:
C = ; como então C = mc onde c é a capacidade térmica do corpo, é a quantidade de calor recebida ou perdida pelo corpo, é a variação na temperatura do corpo, m é a massa do corpo e c é o calor específico no caso do corpo ser constituído de uma substância pura. A quantidade de calor trocada por duas ou mais substância depende da massa m