Trabalho em grupo 2014
As avaliações são classificadas como qualitativas e quantitativas, sendo que a quantitativa 2+2=4, ocorre através de atividades no decorrer da unidade e as qualitativas (6,0 pontos) na observação do diagnóstico em soma dos itens de pontuações de educadores da escola.
O professor entrevistado avalia também os alunos através de atividades lúdicas, como dinâmicas, com jogos e brincadeiras.
O aluno que não alcançar a nota tem direito a recuperação no resultado final de cada unidade.
A avaliação deve ser um processo de contínua observação dentro da proposta curricular, tendo a participação de cada aluno.
Tem o papel de analisar cada etapa dessa formação como na observação, na descrição e reflexão, nos trabalhos individuais e em grupos, nos exercícios, nas provas, etc.
O professor deve estar sempre atento para que não iniba o aluno a expor suas idéias, ações e possa vir ter medo de errar, assim prejudicando sua aprendizagem. Deve procurar planejar as situações didáticas, para que o aluno possa se sentir seguro e venha se desenvolver junto ao grupo.
Procurar preocupar - se com as observações dos avanços, das descobertas, das hipóteses e das dificuldades, realizando um diagnóstico do que o aluno já sabe e do que vão construindo ao longo do período.
A alfabetização com letramento, requer ênfase na ludicidade, principalmente nas séries iniciais, com avaliação continua e acumulativa do desempenho do aluno com prevalência dos aspectos qualitativos sobres os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de provas finais.
REFERÊNCIAS
CORDÃO Francisco Aparecido. Avaliação Parte integrante do currículo.
BRASIL, Ministério da Educação.Ensino