Atps Contabilidade De Custo Etapa 1
Terminologia de Custos
Abaixo temos alguns conceitos estabelecidos sobre as terminologias aplicadas:
Custo Tudo que tiver relacionado a produção é considerado um custo , é utilizado para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
Exemplos: Consumo de matéria-prima e mão de obra.
Investimento É um gasto ativado com a intenção de trazer benefícios em períodos futuros na empresa.
Exemplos: Aquisição de uma máquina e compra de matéria prima.
Despesas Despesas representam os sacrifícios no processo de obtenção de receitas. Tudo que não estiver relacionado à produção é uma despesa.
Exemplos: Despesas administrativas, folha de funcionários administrativos
Gasto Gasto se define nos sacrifício financeiro que a entidade desembolsa para obter um produto ou serviço onde seu retorno é gerado pela entrega ou promessa de entrega de ativos.
Perda
Diferente das despesas a perda não representa sacrifícios normais para a obtenção de receitas. São bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária.
Exemplos: Perda com incêndio, retrabalho e greve de funcionários.
Custo direto São custos relacionados diretamente a um produto ou linha de produto onde podemos identifica-los imediatamente no momento de sua ocorrência (como por exemplo, a quantidade de matéria prima utilizado em uma produção), conseguindo assim uma base direta de medição dos custos realizados sem necessitar de rateios.
Custos indiretos Custos indiretos não conseguem ser identificados a um tipo de bem ou função no momento de sua ocorrência, por exemplo, a mão de obra indireta e os gastos com energia elétrica (não conseguimos identificar o custo no mesmo momento que está sendo