ATPS Contabilidade De Custos ETAPA 1
- Custos Diretos: São aqueles que estão diretamente ligados a fabricação dos produtos, como a matéria-prima e a mão-de-obra, e são calculados não sendo necessário ratear, outros exemplos de custos diretos são o consumo de energia e água na confecção do produto, as sobras e perdas também são classificadas como custos diretos.
- Apropriação de Custos: Para que a empresa tenha controle sobre estes custos basta que se registre a entrada e saída de materiais do almoxarifado, já da mão-de-obra as empresas devem fazer registros separados por dias, meses, horários e assim analisar poe exemplo se algum determinado setor de produção está produzindo bem ou se está desperdiçando muita matéria-prima.
- Custo Indireto: São aqueles em que não estão relacionados diretamente a produção, como os salários dos funcionários administrativos, e englobam também outros custos como, depreciação, seguros, manutenção das máquinas, aluguel e materiais que não estão ligados a produção, neste caso deve haver rateio para calcular o valor destes custos, pois eles não disponibilizam condições de serem medidos objetivamente.
Passo 2
Terminologia em custos industriais
Gasto: É tudo aquilo que a empresa adquire ou utiliza para que no futuro seja transformado em ativo, e geralmente está relacionado a produção, mas também são gastos os honorários da diretoria, a compra de um imobilizado. Dependendo do gasto ele pode ser classificado como investimento, custo ou despesa.
Desembolso: É o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.
Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto
Investimento: São gastos ativados que darão suporte operacional, tecnológico e estrutural, que no futuro podem ser ganhos para a empresa.
Ex: Máquinas, equipamentos, móveis, imóveis, ações, a matéria-prima também e temporariamente classificada como investimento circulante.
Custo: São todos os gastos diretamente utilizados na produção de bens