Trabalho - Eletrodinâmica
Trabalho de Física –
“Eletrodinâmica”
Matheus Henrique Poretto Nº 19 3º E
Sumário
Introdução
A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda, analisa e observa o comportamento das cargas elétricas em movimento. À movimentação das cargas elétricas dá-se o nome de corrente elétrica, cujos exemplos existem em grande número, inclusive em nosso organismo, como as minúsculas correntes elétricas nervosas que propiciam a nossa atividade muscular.
A Corrente Elétrica
Partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passando à situação onde há deslocamento destas cargas para um determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Estas correntes elétricas são responsáveis pela eletricidade considerada utilizável por nós.
Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentação de elétrons em um condutor, mas também é possível haver corrente de íons positivos e negativos (em soluções eletrolíticas ou gases ionizados).
Intensidade da corrente elétrica
Observando os elétrons que passam por uma secção transversal de um fio podemos medir a quantidade média de elétrons que passam pelo fio, assim a intensidade média da corrente elétrica i num condutor em um intervalo de tempo Δt, é definido como:
I = Q/Δt
Assim para o sistema internacional temos que a corrente elétrica será definida como ampère* (A), daí:
1A = 1C / 1s, ampère é definido como coulomb por segundo.
A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI é o ampère (A), em homenagem ao físico francês Andre Marie Ampère, e designa coulomb por segundo (C/s).
Sendo alguns de seus múltiplos:
Continuidade da corrente elétrica
Para condutores sem dissipação, a intensidade da corrente elétrica é sempre igual, independentemente de sua secção transversal, esta propriedade é chamada continuidade da corrente elétrica.