Práticas Hospitalares - Medicina Veterinária
RELATÓRIO 01
Data da aula: 28/04/2014
Tema/Assunto do relatório:Técnicas em Oftalmologia
Atividades desenvolvidas em aula prática e justificativa teórico-científica
Nesta aula prática foram realizados alguns testes oftalmológicos como o Teste de Schimer, que é um método semi-quantitativo de mensuração da produção do filme lacrimal. É indicado nos casos de eritema ocular, secreção mucoide ou purulenta, ceratite pigmentar e no monitoramento do tratamento da KCS (Doenças específicas como a cinomose, hipotireoidismo). Utiliza-se a fita de Shimer e introduze-a entre a pálpebra inferior e a córnea. Na fita encontra-se um desenho representando uma régua, onde pode-se mensurar a quantidade de produção lacrimal. A fita ficará molhada e pode-se observar o resultado. De 10 a 25 é considerado normal, de 10 a 14 é considerado suspeito e menor que 10, inadequado.
O Teste de Flurosceína é utilizado para detectar e caracterizar úlceras de córnea e também avaliar a permeabilidade dos ductos nasolacrimais. É indicado nos casos de desconforto ocular ou irritação conjuntival, superfície corneana irregular e/ou áreas de opacificação, epífora, secreção ocular mucoide ou purulenta e eritema ocular. Utiliza-se a fita de flurosceína, que possui em uma de suas extremidades um corante que, ao ser introduzido entre a pálpebra e o globo ocular irá corar de verde fluorescente o local onde está a úlcera. É realizada uma lavagem com soro fisiológico ecom o auxílio do oftalmoscópio, é feita a avaliação da retenção de flurosceína na córnea.
O Teste de Jones é utilizado para avaliar a integridade do sistema naso-lacrimal. É realizado juntamente com o Teste de Flurosceína. Nota-se que o soro fisiológico utilizado na lavagem do Teste de Flurosceína irá percorrer o ducto naso-lacrimal e escorrer pelas narinas. Caso isso não aconteça, é sugestivo a uma obstrução neste ducto.
A Tonometria é um teste utilizado para mensurar a pressão intraocular.