Trabalho Eleine
Londrina de 05 a 07 novembro de 2013 - ISSN 2175-960X
ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE ARTÍSTICA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
EM
CRIANÇAS
COM
ROSANGELA CRISTINA SALES TEZORI1
MAICON LUCAS SGARDIÓLI
REGINA APARECIDA BULHÕES PORTAPILLA
Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia,
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Carlos, São Paulo. Agência financiadora:
CAPES/CNPq.
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado por discentes da Universidade
Camilo Castelo Branco – Faculdade de Psicologia, como parte da avaliação de estágio prático da disciplina Psicologia Social e Comunitária, realizado no ano de 2007. Além do conhecimento teórico, é também importante para a formação do discente, que este tenha a oportunidade de início às práticas profissionais. Este relato de experiência é pertinente, pois não só trouxe aos discentes um grande conhecimento na área da Educação Especial, como também, contribuiu para suas formações pessoais por meio das relações interpessoais que estabeleceram com os participantes do estudo.
Sendo assim, o estágio se configurou em um estudo realizado em uma escola de educação especial, situada em uma cidade de médio porte do interior de São Paulo, o qual teve o objetivo de proporcionar, por meio de estimulação das habilidades manuais e da criatividade artística, o desenvolvimento psicomotor e social em crianças com Deficiência Intelectual (DI).
Objetivou-se também verificar eventuais mudanças comportamentais e a evolução nas características individuais e nas habilidades dos participantes.
Uma vez que, a expectativa de vida das pessoas com (DI) vem aumentando significativamente nas últimas décadas, o seu desenvolvimento afetivo, social e econômico, poderá propiciar o aumento de sua autonomia. Portanto, este tema justificou-se em função da necessidade de proporcionar aos mesmos, a estimulação das habilidades