estagio surpevisionado
ELEINE RAMOS E SILVA
KAROLINE BRANDÃO SOUZA
IVANETE SALES NOGUCHI
MARIA DO SOCORRO SANTOS DE ALMEIDA
MILENE FERNANDES DA COSTA
METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MASP MOTONORTE LTDA
MANAUS
2012
ELEINE RAMOS E SILVA
KAROLINE BRANDÃO SOUZA
IVANETE SALES NOGUCHI
MARIA DO SOCORRO SANTOS DE ALMEIDA
MILENE FERNANDES DA COSTA
METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MASP
MOTONORTE LTDA
Trabalho ministrado pela profa. Márcia Cristina Bezerra Queiroz da disciplina de Estágio Supervisionado I do 3º ano do Curso de Administração do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, para obtenção da nota parcial da 2ª NPC. Turma ADM03 – Sala 6A.
MANAUS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
São vários os desafios que uma organização enfrenta, o mercado no qual ela está inserida traz consigo, problemas, limitações, resistências, disputas acirradas e tantas outras situações que a forçam a constantemente buscar aperfeiçoamento, e estar sempre atenta e em estado de alerta. Nesse contexto alguns indicadores não podem ser ignorados, tais como os “pontos fracos” e “pontos a melhorar” da organização.
Diante desses pontos, que normalmente são muitos, toda empresa precisa saber que decisões tomar, e que ações executar, de outra forma a organização é “arrasada” pelos seus próprios erros e pela concorrência que é implacável.
Para que a organização tenha um auxílio e saiba lidar da melhor forma com seus pontos fracos e a melhorar, ela dispõe de algumas ferramentas administrativas que ajudam a estabelecer vários fatores, tais quais, as razões e causas do problema, as prioridades e importâncias, os tempos e prazos, custos, comparações, medidas viáveis e aceitáveis, dentre outros itens de grande importância na tomada de decisões. Algumas dessas ferramentas são a Matriz de priorização SMART, a planilha 5W2H, o método dos 5 Por quês, a planilha de Solução Validada, dentre outras.