Mini Case Cap 16
a) Pode-se observar que a empresa optou por seguir uma política de capital de giro relaxada, já que seu giro de estoque é abaixo da média do setor e os ativos imobilizados também. É possível concluir que a empresa possui uma grande quantidade de ativos.
b) Ao optar por seguir uma política mais relaxada a empresa visa arcar as demandas de curto prazo. Ao realiza-la de maneira racional, a empresa será capaz de arcar com seus custos de capital e manter seus índices de avaliação na média com o setor.
c)
Vendas
$660000
Giro de estoque
10,8
Estoque
61111,11
Cogs rate
90%
Cogs
594000
Ano
365
Cogs/Ano
1627,4
ICP
37,55
DSO
45,6
PDP
30
53,15
d) A empresa poderia vender seus títulos que tem baixo rendimento e usar esse ganho para pagamento de dívida, juros, etc.
e) A depreciação não afeta o caixa, por isso não deveria ser explicitada no fluxo de caixa, já que afeta apenas o lucro.
f) Não é viável assumir que não haverá inadimplência. É necessário uma previsão da porcentagem de clientes inadimplentes e retirar esse valor da conta de cobráveis.
g) A empresa está retendo muito dinheiro em caixa, enquanto que ela poderia usar esse dinheiro retido para investir nela mesma e pagar maiores dividendos e como consequência aumentar o seu EVA.
h) O principal motivo para que a empresa retenha o dinheiro em caixa pode ser para a manutenção das suas operações mesmo em períodos não favoráveis as vendas.
i) Ao adotar uma política mais conservadora, a empresa tem índice de giro de estoque baixo e que está abaixo do setor, por isso aumenta seus custos, o que leva a diminuição do EVA e ROE da empresa.
j) Para diminuir estoques sem alteração nas vendas, a empresa pode diminuir compras de material e vender o que ela já tem pronto. Desse modo, no curto prazo, a empresa terá mais dinheiro retido e poderá utiliza-lo em longo prazo para pagamento de maiores dividendos e reinvestindo na empresa.
k) Após análise dos índices é possível perceber que os clientes da empresa