Trabalho Ed.Fisica
Musculação Na Adolescência
Pirai do Sul-PR 07/07/2015 Musculação Na Adolescência
Mal pode esperar para se matricular numa academia, puxar uns ferros e se tornar o Arnold Schwarzenegger da nova geração? Muita calma. Musculação na adolescência pode, sim, ser uma boa, mas é necessário prestar atenção nas cargas dos pesos e contar com orientação profissional
“Até os 14 anos, os exercícios devem ser feitos sem pesos adicionais, usando apenas o próprio corpo”
Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios de musculação - se bem orientados - não trazem prejuízos para os adolescentes, mas sim benefícios, já que a modalidade afasta os jovens do sedentarismo e os inserem em uma rotina mais saudável.
Exercícios, além de contribuir para o condicionamento físico e fortalecimento muscular, ajudam no equilíbrio com a balança. Quanto à rotina de treinamentos, é importante ter o acompanhamento de um profissional para evitar exageros e séries erradas.
Certos exercícios, independente do tempo, podem gerar sobrecargas mecânicas para os quais o aparelho locomotor de adolescentes e mesmo de adultos não estão preparados. A avaliação e orientação física se tornam imprescindível para um melhor treinamento. Com os dados da avaliação física em mãos, e o aluno orientado das suas restrições e indicações, o professor poderá prescrever um treinamento muito mais adequado ao gosto pessoal, idade, objetivos e tempo disponível.
A musculação para o jovem não deve ser o foco principal do treinamento, e sim esportes coletivos que promovam sociabilização e que trabalhem o corpo de modo geral.
Jovens devem sair do sedentarismo,=. Musculação é uma opção?
A musculação pode ser uma saída para quem não abre mão, porém, com ressalvas. As hipóteses de que os