piso cimentado
- Limpe o contrapiso. Com adesivo acrílico do tipo Bianco (Vedacit/ Otto Baumgart), fixe as juntas de dilatação (4 mm) nessa base.
- Com o contrapiso quase seco, passe uma demão de adesivo e aguarde 20 minutos. No mesmo dia, aplique, com brocha, a massa de cimento queimado (uma parte de cimento em pó, duas de pó de mármore, cerca de duas partes de água e uma parte de Bianco. Adicione o pigmento Pó Xadrez, da Lanxess, até chegar à cor desejada a massa deve ter consistência homogênea e pastosa). Espere algumas horas para secar.
- Coloque a massa até alcançar a altura das juntas de dilatação.
- Nivele com régua ou desempenadeira de madeira. Use a desempenadeira de aço para corrigir as imperfeições essa é a chamada queima do cimento. Aguarde três dias. Depois, lixe para eliminar as saliências. Aguarde outros sete dias para a cura da massa. Por fim, aplique resina ou verniz e espere mais um dia.
SUGESTÃO PARA APLICAÇÃO DO CONTRAPISO DE REGULARIZAÇÃO
É sabido que uma boa base (contrapiso de suporte) é necessária para o bom desempenho de qualquer revestimento superficial e portanto estamos compilando algumas informações necessárias para se obter um bom contrapiso de regularização. O contrapiso é uma camada de argamassa lançada sobre uma base (laje estrutural ou lastro de concreto) para a regularização do piso. A composição da argamassa do contrapiso é de cimento e areia, traço preferencialmente 1:3 em volume, com teor de água de aproximadamente 20 litros por saco de cimento. Caso a areia esteja úmida recomendamos diminuir a quantidade de água. A espessura mínima recomendada do contrapiso deverá ser de 2,5 cm e a máxima de 7 cm. No caso de alta espessura, acima de 5 cm, recomendamos o uso de tela metálica soldada, tipo pop, com 4 mm de espessura.
Passo a Passo:
PREPARO DO SUBSTRATO
Após limpar a base e retirar todos os restos de argamassa, entulho, quaisquer resíduos de pó, graxas, tintas, vernizes, gesso, ceras e