trabalho Economia
Pró Reitoria Acadêmica
Trabalho de Economia
Curso de Administração
Crise Econômica de 2008: Causa e Consequência
ELIANA DELFINO DE SOUZA
PROF DR: ALEXANDRE ZANETTA
BRASÍLIA – DF
2014
ELIANA DELFINO DE SOUZA
CAUSA E CONCEQUÊNCIA DA CRISE DE 2008
PROF DR: ALEXANDRE ZANETTA
BRASÍLIA – DF
2014
RESUMO
A crise econômica mundial, que ocorreu em 2008, afetou a vida das pessoas, governos, empresas, sistemas financeiros. Houve a quebra de muitos bancos, falência de muitas empresas, os sistemas financeiros entraram em colapso, milhares de pessoas ficaram desempregadas. Foi um fenômeno de proporção global. A economia mundial viveu um fato único na história: uma crise causada por outras crises. A crise provocou efeitos no mundo todo.
Toda a Crise econômica teve seu inicio no setor imobiliário, quando o credito em excesso e os juros baixos levaram a uma valorização dos imóveis, o que estimulou a compra e principalmente o financiamento, fazendo com que a aquisição da casa própria fosse realizada. Para que os compradores pudessem realizar esse financiamento, os bancos ofereciam recursos financeiros vinculados às hipotecas, até mesmo as subprimes, empréstimos de alto risco.
Em 2005, a taxa de juros aumentou no intuito de reduzir a inflação, o preço dos imóveis caiu, de forma a impedir o refinanciamento para os clientes subprimes, que se tornaram inadimplentes em massa, negociar era impossível, o que desencadeou um efeito dominó, fazendo balançar o sistema bancário internacional.
Afinal, as pessoas já não viam sentido em continuar pagando hipotecas exorbitantes quando as propriedades estavam valendo cada vez menos. Nesse momento, faltou dinheiro aos bancos, que em um primeiro momento foram ajudados pelo governo americano. Só que, ao mesmo tempo, surgiram críticas a essa política de socorro aos banqueiros.