Trabalho Economia
Microeconomia: É o estudo da atividade econômica do indivíduo ou da empresa, chamados agentes econômicos; daí os estudos da teoria do consumidor, da teoria da empresa, da teoria da produção, etc.
Macroeconomia: É o estudo da atividade econômica global de todos os indivíduos e empresas, todos os agentes econômicos, compreendendo os estudos dos agregados econômicos, a renda nacional, o consumo, a poupança e os investimentos globais, e da teoria geral do equilíbrio e do desenvolvimento econômico.
Política Macroeconômica: São as decisões que interferem de maneira direta ou indireta em uma determinada macroeconomia.
Ciclos econômicos: São as flutuações e alterações que acontecem em longo prazo na economia, durante certo período de tempo, segundo Schumpeter, existem 04 fases em um ciclo: bom, recessão, depressão e recuperação.
Crescimento econômico: É facilmente traduzido pelo PIB do país, o crescimento econômico significa que determinada nação está conseguindo aumentar seu volume de participação dentro da economia mundial.
Função de produção agregada: Trata-se de um processo onde pelo menos duas pessoas, se comportam produzindo consequências determinadas e interligadas.
Deflator do PIB: É a equação que divide o PIB nominal pelo PIB real e multiplica por cem, é utilizado para se ter a noção da valorização dos produtos em certo espaço de tempo, compreendendo assim o aumento dos produtos não simplesmente por conta da inflação.
PIB Potencial: Pode ser entendido como a capacidade de oferta de uma determinada economia, como a capacidade produtiva instalada da economia e também pode ser analisado como a capacidade de crescimento de uma economia sem gerar reações inflacionárias.
Taxa de desemprego: É o número de trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total existente, é a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão, que por alguma razão não conseguem entrar no mercado de trabalho.
Índice de preços ao consumidor (IPC):