Trabalho Economia
Fundamentos de Economia
Professor: Gilberto Dal Zotto
Aluna: Martina Bordin
1) A competitividade engloba a capacidade de desenvolver processos sistemáticos de busca por novas oportunidades, e superação de obstáculos técnicos e organizacionais via produção e aplicação de conhecimento. A gestão da inovação busca reunir os mecanismos e instrumentos, assim como as metodologias e formas de organização, que possam garantir a capacidade de inovar das organizações, além da excelência de empenho e eficiência técnica da empresa. A capacidade de inovar depende também de condições objetivas dadas pela capacidade social de criar conhecimento do ambiente em que se insere a organização, incluindo a existência de competências específicas de financiamento e de baixos custos de transação.
2) Além de foresight encontramos outros dois modelos que buscam o mesmo resultado, são eles a Inteligência competitiva e a Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva, é a aquisição de informações públicas e não públicas de seus concorrentes, ou seja, um monitoramento entre organizações adversárias.
Gestão do Conhecimento se dá a partir de uma mudança de produção das empresas, que passa de uma mão de obra mais tradicional, para o uso de tecnologias mais avançadas.
Tudo isso é possível, pela consciência dessas empresas da necessidade de atuar em rede e interagir com outros atores dos sistemas de inovação, para manter e ampliar sua capacidade de inovar e competir.
3) Foi alterada com crescente concordância de que seria mais importante adotar as decisões presentes de conhecimento sobre as possibilidades de futuro, em vez de determinar o futuro precisamente, para só então decidir. Essa importante diferença, modificou o conceito sobre o que é prospecção tecnológica e o modo de se trabalhar suas ferramentas na gestão da inovação. A abordagem ganhou espaço como instrumento de política de inovação, em