Trabalho Economia Ref Teorico
Responsabilidade social são ações e atitudes adotadas pelas corporações, de forma voluntária, tendo como objetivo a melhoria do meio interno e externo da empresa para benefícios do coletivo. Considerada voluntária pois não há nenhum tipo de taxação ou benefícios externos, como do governo.
A responsabilidade social das empresas, como é vista atualmente, é um movimento que se iniciou em 1960. Surgiram diversos motivos para que se despertasse uma maior atenção com a responsabilidade social, porém a motivação principal foi fundamentada afim de que houvesse maior consciência de segmentos da sociedade com relação à responsabilidade das corporações, com relação à preservação do meio ambiente e dos direitos dos consumidores, segundo Reis e Medeiros (2009).
Existe três segmentos de responsabilidade social, corporativa (RSC), empresarial (RSE) e ambiental (RSA). Enquanto RSC é voltado para o ambiente interno da empresa, a RSE volta-se além do ambiente interno, para o ambiente externo, tendo como objetivo a redução dos impactos negativos para o meio ambiente e comunidade fora da empresa. RSA é o segmento de responsabilidade social que mais se aproxima de um cuidado do meio ambiente, além do cuidado com pessoas, a RSA tem uma grande preocupação com a redução do impacto de suas atitudes no meio ambiente.
Entender o que é responsabilidade social é fundamental para que não seja confundida com outros conceitos. No século XX, a questão de responsabilidade social corporativa era vista de forma distinta de como é atualmente. No passado, era vista como filantropia e era feita através de doações de empresários que se sentiam pressionados pela sociedade (Tenório 2006 apud Ramos e Gonçalves, 2012). Responsabilidade social, filantropia empresarial e cidadania empresarial podem ser confundidas caso não haja uma definição.
Segundo Schommer (2000) filantropia está relacionado a atitudes afetivas em relação ao homem ou a humanidade. A filantropia empresarial é uma ação