trabalho economia abnt sobre a crise de 1929
Curso Superior de Bacharelado em Direito
Nome: Heuller Alves Gonçalves
A Crise de 1929
Instituto Itapetiningano de Ensino Superior
Curso Superior de Bacharelado em Direito
Nome: Heuller Alves Gonçalves
A Crise de 1929
Projeto final de semestre apresentado para a avaliação do curso de direito, de nível superior, do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior de Itapetininga – SP.
Orientador: Professor Marcos Sant’ana
SUMÁRIO
Resumo
Introdução
Causas da Grande Depressão A Grande Depressão nos Estados Unidos Combate à Grande Depressão e o fim da recessão nos EUA A Grande Depressão em outros países Canadá Reino Unido Alemanha Outros países Brasil Ásia
A vida durante a Grande Depressão Legado Bibliografia Referências Ver também Ligações externas
RESUMO
A Crise de 1929, que ficou popularmente conhecida como A Grande Depressão, foi uma grande crise econômica que persistiu até a Segunda Guerra Mundial, sendo considerado como o pior e mais longo período de recessão econômico que o século XX já passou. Entre todas as consequências que a crise trouxe, podemos citar as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s, dos preços de ações, entre outros. Praticamente todo o mundo se viu envolto a este momento difícil, que prejudicou as atividades econômicas de dezenas de países.
Introdução O ano de 1929 pode ser considerado o marco de uma das maiores crises da história do capitalismo. Foi o ano em que os Estados Unidos foram abalados por uma grave crise econômica que repercutiu no mundo inteiro.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918),os Estados Unidos, foram os principais fornecedores dos países europeus, exportando grandes quantidades de produtos industrializados, alimentos e capitais (sob a forma de empréstimos).
No pós-guerra, os Estados Unidos, tornaram-se a maior potência econômica do mundo. Em