Trabalho Do Renascentismo
O renascimento foi um movimento de renovação cultural e intelectual que marcou a Europa entre os séculos XV e XVI, apresentando uma nova visão do mundo . Seu principio mais importante foi, sem duvida, o humanismo, que passava a valorizar o homem e a abandonar os ensinamentos cristãos.
O período renascentista foi marcado por uma época de grande desenvolvimento cultural, de festas, de suntuosidade geral. Enfim como disse o historiador Arnold Hauser “Uma época vestida de ouro e purpurina, que fazia da vida um festim. Onde ate as pessoas mais simples se deliciavam entusiasticamente com as estranhas obras de arte”.
O renascimento foi isto, somente em parte , a maioria da população italiana ( camponeses, artesões e pobres ) não usufruiu este importante momento de criação cultural que foi obra de classe de mercadores burgueses, embora partilhando pela aristocracia e pelo clero italiano.
ITALIA: O BERÇO DO RENASCIMENTO
O renascimento foi inicializado na península Itália, e foi abrangendo outras religiões europeias. As outras regiões são Florença, no século XV, Roma e Veneza, no século XVI.
No século XV, a Itália aparece como grande centro dinâmico do comercio e do capitalismo, monopolizando o trafico de especiarias feito através do mar mediterrâneo.
As novas formas de pensar e de expressar artisticamente nasceram dentro destas sociedades, agitada por profundas transformações e marcada por uma vida urbana, sustentada pelos fabulosos negócios realizados pelos mercadores italianos.
Para se compreender melhor o movimento renascentista é preciso lembrar , também, que fenômenos como a herança cultural da antiguidade clássica serviram como modelo cultural para novas manifestações artísticas, especialmente nas artes plásticas.
O desenvolvimento comercial urbano – As cidades italianas foram dirigidas por uma classe de poderosos mercadores. Esse grandes mercadores burgueses acumularam riquezas e sentiram necessidade de instauração da ordem econômica do capitalismo,