Legado Cultural Renascentista
Renascimento
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e meados do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
Humanismo
O humanismo caracteriza-se pela concepção de que o ser humano é criatura e criador do mundo em que vive. E, dessa maneira , pode ser construtor de si mesmo.
Um exemplo dessa concepção humanista pode ser encontrado no livro Discurso sobre a dignidade do homem, do italiano Giovanni Pico Della Mirandola (1463-1494).
O termo humanista referia-se aos intelectuais que , mesmo antes do séc.xv preocupavam-se em reformular o ensino universitário tradicional.
A expressão humanista ganhou sentido mais amplo, sendo aplicada aos, escritores, pintores, arquitetos ,professores ,estudantes e cientistas que discutiam e questionavam as concepções da sociedade e natureza.
O Movimento Renascentista
O movimento renascentista foi um movimento cultural urbano que atingiu principalmente as pessoas mais ricas e com prestígio social das cidades prósperas, com Florença, Veneza e Roma, todas na península itálica.
Embora a palavra renascentismo não fosse empregada naquela época para definir o movimento cultural, podemos dizer que muitos intelectuais desse período expressaram um desejo de fazer renascer