Trabalho do pitagoras
CURSO DE PEDAGOGIA
7º Período
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Teixeira de Freitas
2012
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Síntese apresentado à Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas - BA, como requisito parcial à obtenção do grau de licenciado (a) em Pedagogia.
Orientador (a): Profa Dione Lívia Barbosa
Teixeira de Freitas
2012
Sabemos que a Língua Brasileira de Sinais foi ampliada através da Língua de Sinais Francesa. Pois as línguas de sinais não são universais, sendo que cada possui a sua, além disto, as Libras possui estrutura gramatical própria. Pois se sabe que aos sinais são formados por intermédio de combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referências no corpo ou no espaço.
Na realidade as libras constituem um sistema linguístico de comunicação de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiências auditivas do Brasil, ao qual há uma maneira de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Sabe-se que as línguas de sinais são vivas e se transformam constantemente e são postas nas comunidades surdas de acordo com as suas necessidades. Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:
"O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente".
Entende-se que a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), produziu o dicionário digital na língua brasileira de sinais – LIBRAS, no modelo de CD- Rom. E com